vinda da Havan

Aprovado acordo que autoriza lojas de Santa Maria a abrir em 10 feriados

Thays Ceretta e Victoria Debortoli

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O comércio de Santa Maria vai poder funcionar em 10 feriados do ano de 2019. A proposta, sugerida pelo Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas) e aprovada na última segunda-feira, também foi aprovada durante a assembleia do Sindicato dos Comerciários, que encerrou na manhã desta quinta-feira. Essa era a última etapa de aprovação por parte dos sindicatos dos lojistas e comerciários até que se chegasse ao calendário de feriados que as lojas poderão abrir no ano. 

Só ficou proibido o uso de funcionários pelas lojas nos feriados de Natal, Ano Novo, Páscoa e Dia do Trabalho. Agora as decisões devem ser afinadas, e a convenção deve ser assinada por ambos os sindicatos. 

Os lojistas terão de enviar um documento ao Sindilojas informando que vão aderir às regras da convenção e informar ao sindicato patronal em quais feriados irá abrir, para que haja um controle.

Na tarde de ontem, quando a assembleia começou, cerca de 300 comerciários estiveram presentes, segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis. Duas pessoas votaram contra. Nesta quinta-feira, 24 pessoas teriam comparecido na segunda parte da assembleia.Todas votaram a favor. 

_ Assembleia aprovou os critérios para abrir nos feriados, mas teremos uma negociação com o Sindilojas para nós concretizarmos tudo o que foi decidido. Dentro dessa discussão nós teremos prioridades para que as empresas possam abrir, uma delas é se cadastrar junto ao Sindicato para nós teremos um controle maior de quem vai abrir. Isso tudo vai ser negociado até o dia 15 de abril para todos possam tomar ciência do que está sendo negociado _ explica Reis.

Ainda conforme o presidente, a aprovação vale para todas as lojas de Santa Maria. Para que as empresas possam abrir nos feriados, é preciso que tenham critérios de garantia dos funcionários, para que o direito dos trabalhadores passa ser resguardado. Os critérios estão sendo montados e devem ser discutidos junto ao Sindilojas na próxima terça-feira.

Além disso, cada funcionário poderá trabalhar em cinco feriados, deverá ser feita uma por escala. Ao que tudo indica, deve se manter a bonificação de R$ 80,00 e um dia de folga. Ainda será discutida a questão do intervalo e almoço. 

Simulação aprova projeto de rotatória na Liberdade

A abertura em mais feriados vai beneficiar as mais de 4 mil lojas do varejo de Santa Maria, além de ser determinante para a vinda da rede catarinense Havan, que exigia a abertura em pelo menos 10 feriados para construir uma megaloja na cidade. 

Segundo o diretor da Havan, Nilton Hang, a rede aguarda agora a comunicação oficial da aprovação do acordo por parte dos sindicatos de Santa Maria para anunciar a decisão que os santa-marienses aguardam há meses: se a Havan irá ou não se instalar na cidade. A comunicação pode ser feita ainda hoje.

A abertura das lojas nos domingos, que também é um dos requisitos da Havan, não está em discussão porque na cidade o comércio varejista não tem essa restrição. Na última convenção coletiva - que é o acordo entre Sindilojas e Sindicato dos Comerciários - dos 13 feriados anuais, em cinco as lojas tiveram a permissão de funcionar.

Depois de ser assinado, o acordo começa a valer ainda este ano e vai até março de 2020.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Luciano Hang confirma construção da Havan em Santa Maria Anterior

Luciano Hang confirma construção da Havan em Santa Maria

ATU avalia recarga online de passagem em Santa Maria Próximo

ATU avalia recarga online de passagem em Santa Maria

Economia